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CDL investe em conscientização e recuperação de crédito

O objetivo é preparar os profissionais da área de análise de crédito para conceder limites conscientes de forma que possam evitar o endividamento e inadimplência do consumidor.
Data de publicação: 17/07/2018
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Nesta época em que o país está se reerguendo economicamente, e as empresas estão proporcionando cada vez mais promoções e parcelamentos atrativos, o consumidor precisa redobrar sua atenção em relação ao saldo pessoal e equilibrar ganhos e gastos, isso é essencial para manter o orçamento pessoal sempre positivo. Com o foco em temas como estes, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná (CDL), vem pesquisando há um ano o Projeto Crédito Consciente, elaborando treinamentos para analistas e gerentes de crédito, com objetivo de prepará-los para conceder crédito de maneira eficaz para que sejam capaz de orientar corretamente o consumidor na hora da compra parcelada, trazendo maior tranquilidade na hora de pagar, e em caso de inadimplência agir de maneira a proporcionar ao consumidor a possibilidade de quitação da dívida e retorno ao mercado de compras a prazo.

Nayara Trindade, administradora da CDL, ressaltou que com mais de R$ 30 milhões em inadimplência de pessoa física em Ji-Paraná, um dos indicadores é a média de inadimplência por CPF que ultrapassa R$ 700,00 apontando mais de 50% de comprometimento salarial com parcelas, sendo que o correto seria no máximo 30%. Isso demonstra claramente falha na concessão de limite na fase de análise do crédito.

O projeto surgiu a partir do momento em que grandes empresas como Lojas 3 irmãos, Sucesso Materiais para Construção e Rondobrás se juntaram a CDL para estudar políticas de crédito e cobrança, utilizando as ferramentas disponíveis do SPC BRASIL para elaborar um projeto de combate a inadimplência do no município, aliviando também os consumidores.

Durante um ano a CDL analisou fatos como período de maior índice de inadimplência, período de maior quitação de dívida, faixa etária dos inadimplentes, tempo de recuperação na dívida, possíveis motivos pessoais e externos que ocasionaram a inadimplência, e desenvolveu um estudo de como estes fatores podem ser previstos ainda na fase de análise de crédito. "Após esta investigação concluímos que a inadimplência não está relacionada apenas no controle do consumidor, mas também na capacidade do analista de crédito em orientar o consumidor de maneira eficiente na hora de realizar suas compras a prazo", ressaltou Nayara Trindade.

Desta forma criaram-se dois projetos, o "Crédito Consciente", voltado para os empresários e profissionais da área de crédito, e o "Meu Crédito" voltado para o consumidor, onde a CDL vai disponibilizar dicas de como recuperar, proteger e aumentar seu crédito inclusive conseguindo diminuir taxas de juros, aumentar limites e evitar fraudes.

No período de teste do projeto, uma das empresas envolvidas conseguiu aumentar para 63% a eficiência da sua recuperação de crédito imediata, ou seja, 63% dos registros inclusos foram liquidados em até 13 dias, proporcionando ao consumidor regularizar suas dívidas, limpar seu nome tornando-o apto novamente a realizar compras a prazo.

Para Éverton Veiga Schneider, diretor financeiro da Rondobras,  esse é um projeto novo para nós, e percebemos que é algo muito positivo, porque os nossos funcionários que participaram saíram contentes, bem dispostos e incentivados com o treinamento ministrado pela Nayara Trindade, e geralmente nós oferecemos muitos cursos de liderança e de vendas, porém ofertamos poucos na parte de orientação ao crédito, e com essa parceria da CDL nós achamos importante para o setor de cobrança que também é um departamento que precisa de atualização, para diminuir a taxa de inadimplência”, disse Éverton Veiga Schneider. 

Se consideramos toda população adulta do município, 34% estão com restrição num total de 28.698 pessoas impedidas de comprar, já se consideramos somente a faixa etária de 30 a 64 anos que é a mais atuante em compras a prazo, esse percentual sobre para 70%, ou seja a cada 10 pessoas desta faixa etária 7 estão com restrição. Por outro lado, analisando a capacidade de compra por renda, de acordo com os dados do IBGE e da previdência social, Ji-Paraná possui 25.339 pessoas empregadas formalmente e 7.661 aposentados e pensionistas totalizando 33.000 mil pessoas com renda fixa contra 28.698 com restrições, neste caso, a porcentagem de restrição sobe para 87%, indicando que apenas 13% dos ji-paranaenses com renda declarada estão aptos a comprar a prazo.


"O Crédito consciente é um projeto que proporciona a estas pessoas organizar suas dívidas e voltar a fomentar o comércio de forma segura para ambas as partes", falou o presidente da CDL, André Moreira.

E para melhor atender e orientar o consumidor, a CDL está desenvolvendo uma parceira juntamente com a Unisp (Unidade Integrada de Segurança Pública) através do projeto "Meu Crédito" onde será instalado um ponto de apoio no 2º distrito nos próximos 60 dias.

Segundo o delegado Derli Gouveia, Titular da 1ª DP / Unisp, “com esse ponto de apoio que será instalado pela CDL de Ji-Paraná na Unisp, vai diminuir consideravelmente o número de fraudes que são realizados nos comércios, e ao mesmo tempo evitando que a vítima que teve os documentos perdidos também tenha problemas. E com essa parceria, as pessoas que forem registrar as ocorrências na Unisp, também serão encaminhadas para a sala onde funcionará a CDL, onde será feito o registro de alerta de documentos junto ao banco de dados do SPC BRASIL com as informações de furto, roubo ou extravio de documentos ajudando a prevenir fraudes no comércio”. Concluiu Derli Gouveia. Para dar celeridade ao processo a CDL já está organizando o 1º encontro de crediaristas de Ji-Paraná previsto para dia 19 de agosto com capacidade para treinar 200 analistas e gerentes de créditos possibilitando a várias empresas o acesso aos treinamentos de uma única vez.  

FONTES: http://www.previdencia.gov.br/dados-abertos/estatisticas-municipais-2017/ http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_perfil_municipio/index.php  

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