Antes de contratar o plano, o consumidor deve avaliar as regras e vantagens oferecidas
Data de publicação: 16/04/2018
A lista é extensa: adicional de internet, franquia, ligações adicionais
para celular, interurbanos e demais serviços costumam ser embutidos na fatura
pelas operadoras de telefonia móvel e em muitos casos pagos pelos consumidores
a longo tempo sem mesmo perceber a cobrança por excedentes.
Esta ação indevida das
operadoras é motivo de muitas reclamações na Agência Nacional de
Telecomunicações (ANATEL) e que respondem por 40 a 50% das queixas que chegam à
agência.
De acordo com Kariny
Matias, coordenadora do CDL Celular, plano de telefonia disponibilizado aos
associados pela CDL de Ji-Paraná, essas cobranças são de todos os tipos: desde um serviço que foi contratado e não fornecido, a contas
que chegam após o cancelamento, passando por valores tarifados em dobro. "As operadoras falham muito
nas informações que prestam aos consumidores, não só na fatura, por isso é
importante o cliente ficar atento ao que utiliza e ao que paga", destacou Kariny.
Segundo Kariny, antes
do cliente contratar um plano é preciso conhecer todas as regras e vantagens
sobre o mesmo para não ter dor de cabeça como é o caso do plano ofertado pela
CDL de Ji-Paraná via parceria com a Tempo Telecom que oferece dentre os
benefícios facilidades na contestação da fatura. "Nós temos um setor
específico para auditar as faturas e repassá-las aos usuários do plano sem
cobranças indevidas. É importante lembrar também que não há burocracia para
solicitar o serviço" frisou.
Kariny
acrescentou também que em média, cerca de 25%
por cento no valor final das faturas são reduzidas e que antes de serem
enviadas para as entidades, as faturas são todas auditadas, garantido assim
segurança ao associado.